Biografia

Cacalo é paulistano formado em Artes Plásticas, pela FAAP. Tornou-se fotógrafo profissional na década de 80 quando fazia fotos de arquitetura e editoriais para a revista Casa & Decoração.

Sempre teve interesse em cinema que era caro naquela época, e com o tempo, dentro da publicidade, direcionou sua maior atuação para a fotografia de automóveis, setor onde se tornou referência de mercado. Durante os cinco anos que viveu em Lisboa, fotografou para diversas montadoras, engordou 10 quilos e fez amigos com quem até hoje se comunica.

Seus assistentes dizem que ele nasceu em beira de cachoeira, porque fala alto e adora contar estórias.

É criativo em suas brincadeiras. O dia que não brinca, é porque acordou com dor nas costas. Por conta dela, já perdeu os 10 quilos que ganhou em Portugal e arrumou mais uma amiga, a fisioterapeuta.

Gosta de desafios, trabalha duro quando é necessário, mas entre um job e outro, precisa divagar, contar estórias, ouvir música, ver filmes, ler, fazer nada em casa. Quem trabalha demais é o seu celular por causa dos amigos que ligam constantemente.

Gosta de tecnologia, photoshop, desenhar, inventar na cozinha, Dead Can Dance, o Miro, tem facilidade em aprender línguas.

É generoso e quando acha que alguém pisou na bola, não dá voltas e fala com clareza, tipo preto no branco.

Não se contenta com qualquer explicação e só sossega quando descobre exatamente onde e porque alguma coisa enroscou.

Se aproximou novamente do cinema e começou a atuar na direção e produção de vídeos.

Atualmente vive em São Paulo e possui no Morumbi, estúdio preparado para atender os diversos segmentos da fotografia com estrutura especializada para a indústria automobilística. Lugar onde os amigos passam para bater papo, tomar café e levar bolo quentinho.

Palestras e Workshops

Cacalo gosta de transmitir seu conhecimento técnico em fotografia profissional, sendo responsável por diversas palestras e workshops.

  • Workshop “Técnica e Performance”, na Photobrazil 98, onde fotografou um Audi ao vivo.
  • Participou do programa de televisão “A MAGAZINE”, mostrando como é o processo para a foto de um automóvel em estúdio.
  • Palestrante no Photoshop Conference em maio/2OO5, abril/2OO7 e abril/2OO9.
  • Palestrante na ESAMC - Fotografia Publicitária - ago/2OO6.
  • Palestrante na ESPM - Clube de Fotografia - out/2OO6.
  • Palestrante no Congresso Latino-Americano de fotografia de estúdio – Estúdio Brasil – nov/2O11.
  • Convidado para participar do programa de TV NBlogs, da Record News, para dissertar sobre a transformação do mercado da fotografia digital, em fev/2O12.

Premiações

  • Revista “Briefing”, de Lisboa - a melhor fotografia do trimestre - “Cristais Atlantis” – 1994.
  • ASFOTO – Las Mejores Fotografias Publicitárias de América Latina – vencedor na categoria automóvel, com foto de lançamento do novo Vectra – 1996.
  • Primeiro lugar no concurso Photopro Design - 1ª edição, na categoria “manipulação de imagens”, segundo lugar na categoria “fotografia” e Grand Prix do concurso – 2OO4.
  • Leão de Ouro – Cannes 2OO5, Vick Vaporub - Procter & Gamble – peça JANELA, agência Publicis Brasil.
  • Ouro Prêmio Folha de S.Paulo, ouro Festival do Rio de Janeiro, ouro no Clube de Criação de S.Paulo, prata no Young Guns Austrália peça JANELA (2OO5).
  • Fiap 2OO6 - bronze - categoria Via Pública - Peugeot 2O6 - peça PLACA.
  • VII Prêmio Recall de criação Publicitária - out/2OO7 - melhor anúncio de jornal e revista do interior, com campanha realizada para a Fundação de Arte Jack Ronc - peças “FOICE” e “ENXADA”.
  • Festival de Gramado 2OO8 – Galo de Ouro com fotos campanha da Bookstore – músicos.
  • Colunistas Rio 2OO8 – prata com campanha da Bookstore – músicos.

Estúdio

Especializado  no segmento da indústria automobilística, o estúdio possui completa autonomia que possibilita oferecer muita agilidade, qualidade e segurança, além do suporte técnico de uma equipe de profissionais experiente e capacitada.

O estúdio tem 7OO m² de área construída, num terreno de 1.1OO m², em local que permite entrada e saída de veículos em qualquer dia e horário. O espaço comporta dois estúdios diferentes: um grande para fotos de veículos e montagem de cenários e um pequeno, refrigerado e com cozinha anexa, para fotos de alimentos e pequenos objetos.

A estrutura conta ainda com estação digitalizadora interna com FTP, internet, plataforma no teto para fotos verticais (veículos vistos totalmente de cima), pé direito de sete metros, capacidade para guardar até 2O carros intramuros e plataforma giratória para montagem de imagens em 36O graus.